sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

EMPREENDEDORISMO. VOCÊ PODE FAZER !!!

O Brasileiro é um empreendedor !!!

O Brasil tem, comprovadamente, um povo que tem vocação para o empreendedorismo. Talvez motivados pelas frequentes crises, as quais afetam diretamente a geração de postos de empregos, mas também pela criatividade, e por que não dizer, ousadia do brasileiro.

clique na figura para conhecer o PEG - Programa de Excelência em Gestão!!!

Isso se traduz no universo de micro e pequenas empresas, responsáveis por cerca de 30% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil. Estratificando, segundo dados do SEBRAE,  na indústria, respondem por aproximadamente 25% do PIB; no setor de serviços, mais de um terço da produção nacional e, no comércio, setor com maior participação, respondem por mais de 50% do PIB. Lembrando que PIB, Produto Interno Bruto, é o principal indicador para medir a atividade econômica do País e, em linhas gerais, é a soma de todas as riquezas produzidas por empresas brasileiras e estrangeiras sediadas no Brasil.

Ainda segundo o SEBRAE, os pequenos negócios na economia brasileira respondem por mais de 50% dos empregos com carteira assinada, cerca de 40% dos salários pagos e, somadas temos 6,5 milhões de micro e pequenas empresas, sendo metade de MEI´s - Microempreendedores Individuais.

Mas, esse grande universo também tem seu lado negativo. Mais da metade dessas empresas fecham com menos de cinco anos, sepultando os sonhos desses abnegados empreendedores. E por qual motivo isso ocorre?

O mais elementar. Falta de capacidade de Gestão. Conhecer da arte não é saber vendê-la. Assim, muitos empreendimentos, baseados apenas ou prioritariamente no conhecimento específico do objeto empresarial, fecham por falta de conhecimentos básicos de gestão. Gestão administrativa e financeira. Desconhecimento sobre o mercado. Não compreensão dos interesses, necessidade e volatilidade dos clientes. Saber e gostar de lidar com pessoas, clientes, fornecedores e colaboradores. Falta de análises de cenários de curto, médio e longo prazos. Atuação de forma empírica, baseada no apenas no "feeling", ou porque alguém disse que um segmento é bom, ou atua nesse segmento. Enfim, todo um conjunto de fatores levam à falência, ou utilizando um termo mundial, ao bankruptcy.

Então, o que fazer para não quebrar ?

Gestão, Gestão e GESTÃO.

Somente a aplicação do conhecimento, ferramentas, controles e planejamento adequados vai impedir uma empresa de ir à falência. Então, pense nisso, procure a ajuda de entidades como o SEBRAE, que faz um trabalho exemplar de preparação para a difícil missão de empreender. Além disso, procure consultorias específicas, que poderão ajudar a você, empreendedor, a obter êxito no seu projeto de vida !!!

Artigo by IVAN CARLOS CUNHA
Diretor de Consultoria e Engenharia da MODUS Gestão e Mobilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário